[global.common.btn.skiptocontent]
Eletrodomésticos
Log in / Registar

Home Connect FAQ

Os novos eletrodomésticos Bosch com Home Connect abrem possibilidades totalmente novas na sua casa. Pode agora controlar e monitorizar todos os seus aparelhos de forma remota e conveniente através do seu smartphone ou tablet, o que torna a sua vida diária mais fácil - e, claro, permite-lhe conseguir resultados perfeitos.

Quando poderei comprar nas lojas eletrodomésticos com Home Connect?

As primeiras máquina de lavar loiça e fornos com Home Connect estão disponíveis desde Dezembro de 2014. Outros eletrodomésticos como máquinas de lavar roupa, secadores e frigoríficos seguiram-se em 2015. Na primavera de 2016 foi lançada a máquina de café totalmente automática e no final de 2016 também serão lançados exaustores e placas com Home Connect.

Posso equipar os meus eletrodomésticos atuais com Home Connect?

Não. Adaptações são difíceis pelas seguintes razões: uma solução instalada depois é sempre inferior a uma solução planeada desde o início e, também, comparativamente mais cara. Além disso, os eletrodomésticos estão sujeitos a normas de segurança especiais que devem ser verificadas mesmo quando é feita a substituição no local.

Podem outros elementos como iluminação ou aquecimento serem incorporados no sistema Home Connect?

Não faz parte dos nossos planos, uma vez que estamos apenas concentrados em integrar eletrodomésticos numa única app. No entanto, estamos sempre disponíveis para novas oprtunidades, o que significa que o nosso equipamento e todo o sistema Home Connect pode ser integrado a outros sistemas de automação residencial. Integrar termostatos e detetores de fumo é o primeiro passo na direção certa. Para além disso, a Home Connect também trabalha no desenvolvimento de um Kit de Desenvolvimento de Software (SDK) para tornar mais fácil a ligação a parceiros ao nosso sistema.

É possível aceder aos eletrodomésticos a partir de vários dispositivos ao mesmo tempo?

Sim, pode aceder ao eletrodoméstico a partir de vários dispositivos móveis. Primeiro, o que liga o aparelho, é o "super utilizador", que detém determinados direitos e é capaz de, por exemplo, remover outros utilizadores do aparelho. Em geral, tem prioridade em controlar o eletrodoméstico.

Existem requisitos mínimos para o meu router Wi-Fi?

O sistema Home Connect funciona com todos os routers Wi-Fi standard disponíveis no mercado, que também funcionam com outros dispositivos móveis (smartphone, tablet). Por razões de segurança, as ligações Wi-Fi devem ser encriptadas (encriptação WPA ou WPA2). Se a sua ligação Wi-Fi não estiver encriptada, não poderá registar o seu eletrodoméstico. Desta forma, utilizar a Home Connect é simples e segura para o utilizador.

E sobre a proteção de dados e segurança?

Para a Home Connect desenvolvemos e implementámos um conceito de segurança abrangente. O sistema é verificado regularmente por hackers profissionais. Utilizamos a mais recente tecnologia de encriptação e, periodicamente, solicitamos a peritos independentes que testem exaustivamente o nosso sistema. A Home Connect foi galardoada pela TÜV-TRUST-IT como "Trusted App". Esta certificação inclui encriptação e segurança em linha com a Federal Data Protection Act, como também a verificação das diretrizes internas e externas.

O que caracteriza em especial o conceito de segurança Home Connect?

O conceito de segurança Home Connect consiste em várias medidas que são utilizadas para componentes específicos dos sistema Home Connect (eletrodoméstico, app, modelo de comunicação, servidor Home Connect, etc), assim como os interfaces: a troca de dados é baseada no protocolo Home Connect. Apenas dados essenciais são guardados no servidor Home Connect. Basicamente, os dados de utilização da app não incorporam os dados de registo da app Home Connect. Isto aumenta a proteção de dados dos utilizadores. A comunicação é também apenas possível através de ligações encriptadas: certificados de segurança, uma firewall no servidor e password de proteção na app Home Connect garantem segurança adicional.

Posso também evitar que o meu aparelho envie dados?

Algumas funções são dependentes da ligação ao servidor. No entanto, claro que tem liberdade para decidir a utilização de funções adicionais que os equipamentos ligados em rede lhe podem oferecer. Os aparelhos só enviam e recebem dados se expressar diretamente que o pretende fazer e terá todo o controlo sobre os mesmos.

Posso eliminar os meus dados? Posso ter a certeza que esses dados foram completamente apagados?

Sim, pode ter a certeza que todos os dados foram apagados. É possível repor as definições de fábrica. Desta forma, quaisquer definições de ligação e contas estão separadas do aparelho. Pode apagar a sua conta Home Connect a qualquer momento utilizando as definições da app. Para eliminar as credenciais do servidor Home connect poderá ligar para o serviço Home connect. Basicamente, todos os dadps relativos à utilização serão automaticamente apagados após 10 dias.

Haverá também um interface LAN para os aparelhos?

Não, uma ligação LAN não está planeada visto que a Home Connect utiliza o Wi-Fi para a troca de dados. Seria muito complexo instalar um cabo LAN para cada aparelho. Decidimos utilizar a tecnologia Wi-Fi porque está atualmente disponível em quase todas as casas e, para além disso, a comunicação entre dispositivos móveis e eletrodomésticos é possível de forma direta.

Que equipamentos são necessários para utilizar a funcionalidade Home Connect?

Para além do eletrodoméstico com funcionalidade Home Connect, apenas é necessário um dispositivo móvel com a app Home Connect e um router Wi-Fi.

O meu eletrodoméstico tem um sinal Wi-Fi fraco dada a grande distância ao router Wi-Fi. Significa que não posso utilizar a Home Connect?

Neste caso existem várias opções possíveis. Pode aumentar o alcance da rede com um extensor de autonomia. Se o extensor de autonomia for colocado entre o eletrodoméstico e o router, a receção de internet deve estender-se, por exemplo, até uma cave, sem qualquer problema. Uma 2ª opção, será utilizar um adaptador de energia para levar a internet até ao eletrodoméstico. Pode então ligar-se diretamente à internet com o aparelho em rede e controlá-lo desta forma. O nosso serviço de apoio ao consumidor terá todo o gosto em aconselhá-lo em ambos os casos e com qualquer hardware que, eventualmente, possa necessitar.

Como posso saber se a minha rede irá prolongar-se até onde o aparelho está localizado?

Existem algumas app como Analisador Wi-Fi que poderá utilizar para verificar a receção onde se encontra o aparelho. Pode também utilizar o seu smartphone ou tablet para verificar a força do sinal no local onde se encontra o eletrodoméstico.

Qual o custo da app e onde posso fazer o donwload?

A app é gratuita. Poderá fazer o donwload da Apple App Store ou Google Play Store.

Também irei receber instruções em papel com o meu eletrodoméstico Bosch com Home Connect?

Sim. As instruções em papel serão entregues quando receber o eletrodoméstico. No entanto, o manual de instruções digital cria valor adicional para o utilizar, dado que as características dos eletrodomésticos são fáceis de perceber.

Os nossos serviços

Serviço extraordinário - antes e após a compra.

*Chamada para a rede fixa, de acordo com o seu tarifário, em Portugal. 214 250 730

Newsletter

Accesso a Condições da Comunidade Bosch.

MyBosch

Registe-se, avalie o seu eletrodoméstico e desfrute de múltiplas vantagens!

Procurar loja parceiros

Encontre a loja mais perto de si!