Eletrodomésticos
Log in / Registar

A nova Etiqueta Energética para eletrodomésticos

O desenvolvimento tecnológico nos últimos anos resultou numa maior concentração de produtos com etiquetas com valor A+ ou superior. Consequentemente, a etiqueta energética deixou de cumprir a sua função original. Outras informações básicas, como o comportamento do consumidor, também se alteraram. Por estes motivos, a etiqueta precisa ser alterada. Os primeiros eletrodomésticos a terem a nova etiqueta são as máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar e secar roupa, máquinas de lavar loiça, frigoríficos e congeladores e garrafeiras.

A mudança mais significativa nas novas etiquetas energéticas é a eliminação da eficiência energética nas classes "+" como, por exemplo, A +++. No futuro, a classificação será de A a G. Novos métodos também serão utilizados para medir o consumo de energia e determinar a classe de etiqueta. Além disso, também poderá visualizar informações adicionais do produto através de um código QR incluído na etiqueta energética. O código QR irá encaminhá-lo para uma base de dados gerida pela UE a partir de 01.03.2021. Aqui poderá visualizar e fazer download da ficha técnica para todos os aparelhos que terão a nova etiqueta. O acesso à bases de dados também será possível via internet.

Máquinas de lavar roupa

Uma das principais mudanças na etiqueta energética para máquinas de lavar roupa é a alteração do programa de teste ao qual todos os valores da etiqueta se referem. Como, por exemplo, o consumo de energia que terá por base 100 ciclos de lavagem. O novo programa “Eco 40-60” * é adequado para a lavagem de tecidos com sujidade normal, de algodão, linho ou fibras mistas que, com base na etiqueta de cuidados, são laváveis a 40°C ou 60°C. Estes tecidos podem ser combinados neste ciclo de lavagem. O programa "Eco 40-60" é o programa mais eficiente na combinação "consumo de energia e água".

Legenda:

1 Código QR
2 Classe de eficiência energética**
3 Consumo de energia** em kWh/100 ciclos (no programa Eco 40-60)
4 Capacidade de carga máxima
5 Duração do programa “Eco 40-60”
6 Consumo de água** em litros/ciclo (no programa Eco 40-60)
7 Classe de eficiência de centrifugação**
8 Emissão de ruído durante a centrifução em dB(A) re 1 PW e classe de emissão de ruído**

* Eco 40-60 - para alcançar a eficiência energética ideal, é definida uma temperatura de lavagem ideal para este programa. Esta temperatura não pode ser alterada pelo utilizador. A temperatura real de lavagem é especificada no livro de instruções e, dependendo da carga, pode divergir da temperatura de lavagem selecionada por razões de economia de energia. O desempenho de lavagem está em conformidade com os requisitos legais.
** valores aplicam-se a cargas completas, meias e quartos.

Máquinas de lavar e secar roupa

A atual etiqueta energética para máquinas de lavar e secar roupa não foi revista desde a sua introdução em 1996. Por este motivo, ainda mostra a escala original de A a G. Como as máquinas de lavar e secar roupa são mais utilizadas para lavar, a etiqueta está dividida em duas partes. O lado esquerdo da etiqueta especifica os valores para o ciclo completo de "lavagem e secagem". O lado direito da etiqueta mostra os valores apenas para o ciclo de lavagem. Os valores nesta etiqueta, apenas para o ciclo de lavagem, refletem as alterações nas informações obrigatórias para a nova etiqueta energética das máquinas de lavar roupa.

Legenda:

1 Código QR
2 Classe de eficiência energética* (ciclo de lavar e secar)
3 Classe de eficiência energética* (ciclo de lavagem)
4 Consumo de energia* emkWh/100 ciclos (ciclo de lavar e secar**)
5 Consumo de energia* em kWh/100 ciclos (ciclo de lavagem)
6 Capacidade máxima de carga (ciclo de lavar e secar**)
7 Capacidade máxima de carga (ciclo de lavagem)
8 Consumo de água* em litros/ciclo completo (ciclo de lavar e secar**)
9 Consumo de água* em litros/ciclo funcional (ciclo de lavagem)
10 Duração do programa (ciclo de lavar e secar)
11 Duração do programa “Eco 40-60”
12 Classe de eficiência de centrifugação*
13 Emissão de ruído na centrifugação em dB(A) re 1 PW e classe de emissão de ruído.

* Valores aplicam-se a cargas completas, meias e quartos. Enquanto lavar e secar a cargas completas e meias.
** lavar e secar

Máquinas de lavar loiça

A classe de eficiência energética para máquinas de lavar loiça continua a ter por base o programa "Eco". No entanto, o padrão de teste foi alterado. Por exemplo, copos, panelas e utensílios de plástico serão utilizados para determinar o desempenho de lavagem e secagem. A novidade é a especificação da duração do programa Eco. Este programa é especialmente ecológico, é ideal para pratos com sujidade normal e é o programa mais eficiente na combinação "consumo de energia e água". Tal como acontece com as máquinas de lavar e secar roupa, o consumo de energia será baseado em 100 ciclos de lavagem.

Legenda:

1 Código QR
2 Classe de eficiência energética
3 Consumo de energia em kWh/100 ciclos(no programa Eco)
4 Número de serviços padrão para o programa Eco
5 Consumo de água em litros/ciclo (no programa Eco)
6 Duração do programa “Eco”
7 Emissão de ruído em dB(A) re 1 PW e classe de emissão de ruído

Frigoríficos e congeladores

O procedimento para determinar a classe de eficiência energética é agora mais abrangente. É considerado o tipo de aparelho, a temperatura ambiente e o número e tamanho dos compartimentos de conservação. Os restantes elementos da nova etiqueta energética permanecem idênticos. O consumo de energia é apresentado em kWh/ano. A etiqueta também fornece informações sobre o volume total de todos os compartimentos do frigorífico e de todos os compartimentos do congelador. Se existentes, também serão apresentados valores relativos ao ruído.

Legenda:

1 Código QR
2 Classe de eficiência energética
3 Consumo de energia em kWh/ano (medido de acordo com novos padrões)
4 Volume total do compartimento de congelação
5 Volume total do compartimento de refrigeração
6 Emissão de ruído em dB(A) re 1 PW e classe de emissão de ruído

Garrafeiras

Assim como nas outras etiquetas, a escala das classes de eficiência energética também alterou nas garrafeiras. Além disso, o código QR e as classes de emissão de ruído também são apresentadas na nova etiqueta. Mantém-se a apresentação do consumo anual de energia e o número de garrafas de vinho padrão que podem ser armazenadas.

Legenda:

1 Código QR
2 Classe de eficiência energética
3 Consumo de energia em kWh/ano (medido com novos padrões)
4 Número de garrafas de vinho standard que podem ser conservadas
5 Emissão de ruído em dB(A) re 1 PW e classe de emissão de ruído

MyBosch

Registo grátis e muitos benefícios.

Os nossos serviços

Serviço extraordinário - antes e após a compra.

Pedido e informação de peças

Conheça a Bosch

Descubra qualidade, perfeição e confiança.

Procurar loja

Encontre a loja mais perto de si!