Programa E-Lar

Em que consiste o Programa E-Lar?

O Programa E-LAR é um apoio do governo português, faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com fundos da União Europeia, para ajudar as pessoas a tornar as habitações mais confortáveis e eficientes em termos de energia e a promover a descarbonização em Portugal.

Este programa ajuda assim as famílias, a trocar equipamentos antigos a gás, ao financiar a compra de novos eletrodomésticos elétricos e mais sustentáveis.

Quem pode beneficiar do programa E-Lar?

O programa E-LAR está aberto a todos os cidadãos com um contrato de eletricidade ativo em Portugal Continental. No entanto, existem diferentes níveis de apoio:

  • Famílias vulneráveis: Inclui beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou de programas como "Bairros mais Sustentáveis".
  • Outros consumidores: As restantes pessoas singulares com contrato de eletricidade.

Quais os eletrodomésticos incluídos no programa?

Os equipamentos Bosch Home que podem ser comprados com este apoio incluem placas elétricas (de indução ou convencionais), fornos elétricos, conjuntos de placa e forno. Os equipamentos devem ter classe energética “A” ou superior.

Ver fornos

Ver placas

Como ususfruir do programa E-Lar?

O apoio é dado através de um “Voucher” que o beneficiário recebe após a aprovação da candidatura. Este voucher deverá ser utilizado no momento da compra dos eletrodomésticos. Após a compra tem um máximo de 30 dias para receber e instalar os aparelhos.

Quais os valores de subsidiação de que pode beneficiar em Bosch-home?

  • Para Beneficiários do apoio «Bairros Mais Sustentáveis» e Beneficiários da TSEE (Grupo I e II): 
    • Placa elétrica de indução: 369,0€.
    • Placa elétrica convencional: 179,6€.
    • Conjunto elétrico (placa e forno): 738,0€.
    • Forno elétrico: 369,0€.
    • Transporte: 50€.
    • Instalação de Placas, fornos ou combinado: 100€.?

  • Para Outras Pessoas Singulares (Grupo III): 
    • Placa elétrica de indução: 300€.
    • Placa elétrica convencional: 146€.
    • Conjunto elétrico (placa e forno): 600€.
    • Forno elétrico: 300€.
    • Serviços (Transporte e Instalação) não são elegíveis.

Passos para usufruir do Programa E-Lar

Passo 1

Em primeiro lugar deverá obter a aprovação do governo clicando aqui.

Passo 2

Depois de ter o código de aprovação do governo, basta preencha o formulário abaixo para ser contactado por nós no auxilio no processo: escolha de eletrodoméstico, esclarecimento de dúvidas, agendamento de data de instalação e escolha do método de pagamento.

Preencher formulário

Quais os prazos para beneficiar do E-LAR?

As candidaturas estão abertas desde 30 de setembro de 2025 e decorrem até 30 de junho de 2026, ou até que a dotação orçamental se esgote. O voucher recebido tem uma validade de 60 dias para ser ativado junto fornecedor, tendo o fornecedor de o validar junto do estado, ainda dentro dos 60 dias.

Depois do fornecedor validar o voucher junto do governo, existem 45 dias para efetuar a instalação.

O que devo fazer para garantir a segurança das anteriores ligações de gás?

Ao mudar de gás para eletricidade, deve garantir o tamponamento do gás (ligações placas e fornos de gás), dirigindo-se a uma entidade certificada (gás) e agendar o serviço, para segurança de todos.

Aconselhamos a agendar o tamponamento do gás, para o dia anterior ao agendamento da instalação dos novos eletrodomésticos. Assim minimiza o impacto de não ter forno/placa em funcionamento.

Nota: Sem o tamponamento, não é possível iniciar a instalação dos novos eletrodomésticos, visto que não estão reunidas as condições de segurança mínimas obrigatórias.

Preciso de verificar as condições elétricas antes da instalação?

Sim. É necessário confirmar:

A potência contratada

A cabelagem e quadro elétrico

Ligações de corrente para a placa

Ao adicionar na habitação novos equipamentos elétricos (migração de gás para elétricos), é indispensável garantir os requisitos, para garantir que é possível a instalação dentro dos 45 dias (prazo obrigatório do governo/E-LAR) e para evitar falhas ou sobrecargas futuras.

Posso instalar os eletrodomésticos mais tarde (e só ter a entrega/transporte)?

Não. O programa E-Lar/Governo tem como obrigação a instalação (inclusive com foto de prova) dentro dos 45 dias referidos. Esta é uma obrigatoriedade do governo, para poder usufruir do voucher.

Que documentos são necessários para submeter a candidatura E-Lar?

Na plataforma do Fundo Ambiental, o candidato terá de preencher o formulário e apresentar as seguintes informações:

Nome e morada completos

Número de Identificação Fiscal (NIF)

Número de Segurança Social (NISS)

Número do Código de Ponto de Entrega (CPE)* - ver na fatura da eletricidade

Fotografia do equipamento antigo que pretende substituir

Posso usar o voucher em 2 momentos/datas diferentes ou em 2 lojas?

Não.O Governo emite apenas 1 código de autorização por candidatura, que deve ser usado para ativar o voucher na loja ou fornecedor qualificado.

O código deve ser redimido de uma só vez e todos os eletrodomésticos devem ser adquiridos na mesma loja.

Como a BSH ajuda os clientes neste processo?

Recomendação sobre Fornos e Placas mais adequados para o consumidor (e elegíveis para o E-LAR).

Orientamos sobre o que deve fazer para garantir o tamponamento do gás, e a fazer a pré-verificação do quadro elétrico ou necessidade de ajustes na instalação. Alertando para todas as condições necessárias a uma instalação atempada e que garanta também o bom funcionamento futuro dos eletrodomésticos.

Fazemos o agendamento da instalação.

Explicamos o processo do código/voucher do Governo e garantimos que seja usado corretamente.

Facilitamos a compra de todos os eletrodomésticos na mesma loja para cumprir as regras do programa.

Efetuamos a Instalação final.

Representação estilizada da palavra "help" em fonte moderna e ousada, com design limpo e simples.
Os nossos serviços

Serviço extraordinário - antes e após a compra.

*Chamada para a rede fixa, de acordo com o seu tarifário, em Portugal. 214 250 730

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