Escolha frutas e legumes locais para obter o máximo de nutrientes possível dos mesmos. Para além disso, estará a apoiar os produtores locais. Os alimentos começam a perder vitaminas assim que são colhidos. Por isso, quanto mais curta for a viagem até à sua mesa ou frigorífico, mais vitaminas chegam ao seu corpo.
Salve as vitaminas. Com truques fáceis e refrescantes.
Fruta e legumes são fornecedores essenciais de vitaminas para os nossos corpos. Mas o que precisa de saber ao certo para preservar estas vitaminas fundamentais quando está a comprar e conservar frutas e legumes? Porque precisa ter mais cuidado com os alimentos frescos? Aqui estão algumas boas dicas sobre como tirar o máximo proveito das suas bombas de vitaminas.
As vitaminas odeiam viajar.

Frescos ou congelados? Quais os melhores?
Sejamos honestos: em princípio, é sempre preferível comprar os seus legumes, fruta, peixe e carne o mais frescos possível e num mercado ao pé da sua casa. Nestes mercados, é mais provável que os produtos sejam frescos e regionais. Ainda assim, os produtos congelados são uma boa alternativa aos frescos. Porquê? Normalmente, os produtos são congelados logo após serem colhidos - isto ajuda a conservar o máximo de vitaminas possível e significa que os produtos não vão ser transportados para tão longe. Ou seja, muitas vezes as alternativas congeladas contêm mais vitaminas que os ingredientes frescos.

Salve as suas vitaminas.
Os legumes devem ser confecionados com cuidado e, de preferência, sem que sejam expostos a temperaturas muito altas - isto ajuda a preservar as vitaminas que eles oferecem. A vitamina C é particularmente sensível ao calor. É uma boa ideia escaldar legumes que não demoram muito tempo a cozinhar, por exemplo cenoura, feijão verde, pimentos ou espinafres. Cozinhar a vapor ou com pouca água também é uma boa maneira de preparar os seus legumes. Cozinhar legumes num wok, como cogumelos, courgettes, cebolas, milho-doce, beringela, brócolos e muitos outros também é muito fácil. Se demorar muito tempo a cozinhar, seja em cozedura com água a ferver, a brasear ou a reaquecer vai matar as vitaminas dos seus alimentos.

Verdes ou maduros?
Os frutos maduros têm muito mais vitaminas e muito mais sabor. Há muitos frutos que são colhidos antes de amadurecerem. E estão prontos para ser comprados e levados para casa. Como o abacate, a banana, o kiwi, o damasco, a manga ou o tomate. Mas certifique-se que nenhuma destas frutas está danificada, porque quando amadurecer vai continuar tocada. As frutas e legumes que pode comprar quando estão completamente maduras são o ananás, a beringela, as bagas (como o mirtilo e a framboesa), o pepino, a cereja, o pimento, as uvas e os citrinos.

Uma maçã por dia...
As frutas e legumes perdem uma grande parte das vitaminas e minerais quando são cozinhados. Por isso é que faz sentido comer a fruta crua sempre que for possível. Uma maçã tem substancialmente mais vitamina C, magnésio, potássio, ferro e ácido fólico que uma maçã cozida. Também é essencial comer a casca ou a pele da fruta em que é possível fazê-lo. Por exemplo, a casca de uma maçã tem entre 2 a 10 vezes mais vitaaminas que a fruta em si.

Longa vida à frescura.
A fruta e os legumes podem perder rapidamente muitos nutrientes vitais se não forem conservados corretamente. Certifique-se que a temperatura do seu frigorífico é a adequada. Por exemplo, as batatas devem ser conservadas num ambiente fresco, mas não devem ficar no frigorífico. A tecnologia VitaFresh da Bosch mantém as suas frutas e legumes frescos em até 3 vezes mais tempo*. Guarde a fruta, os legumes e a carne nos compartimentos VitaFresh, concebidos para o conservar os seus frescos. Não os guarde noutro lugar.
* para frigoríficos com VitaFresh Pro
