Vamos à pesca de um peixe fresco
Peixe é saudável, fácil de digerir e a alternativa perfeita a carne. Mas o que precisa de saber quando compra peixe? Como é que identifica se o peixe é mesmo fresco? Consegue identificar a frescura do peixe pelo cheiro? Quer esteja num supermercado ou num mercado de peixe, aqui estão algumas dicas para a próxima vez que quiser comprar peixe.

Peixe dá-se bem com lugares frescos.
Peixe e marisco devem sempre ser conservados em lugares muito frescos (a cerca de 0ºC). Contudo, o seu frigorífico provavelmente tem uma temperatura ligeiramente mais alta. Um peixe fresco apenas pode ser conservado no seu frigorífico durante um dia antes de precisar de o consumir. Para aumentar esse tempo de conserva em dois ou três dias, pode colocar o peixe num recipiente com cubos de gelo e conservá-lo num frigorífico com a tecnologia VitaFresh. Numa gaveta VitaFresh, a temperatura pode ser individualmente ajustada para carne ou para peixe, independentemente da temperatura que costuma escolher para o seu frigorífico. Assim, o seu peixe vai ficar fresco por mais tempo.

Se cheira a oceano, cheira a fresco.
Peixe fresco não cheira tão mal como a maior parte das pessoas acredita. O peixe só tem um cheiro muito intenso se estiver fora de prazo ou com bactérias. Se conseguir, cheire o peixe antes de o comprar. A melhor parte para identificar maus odores é atrás das guelras. O peixe fresco deve ter um cheiro neutro ou ter um "ligeiro travo a mar". E a carne de um peixe fresco deve ser algo tenra. Pode testar a qualidade do peixe com o seu dedo. Ao tocar no peixe, a carne deve ser macia.

Olhe para os olhos.
Quando está a comprar peixe, é muito importante avaliar o aspeto. À volta das guelras, a cor que procura é um encarnado claro ou escuro, dependendo da espécie do peixe. Certifique-se que elas estão limpas e ligeriamente viradas para fora. Quanto mais escuros forem os olhos, menos fresco o peixe é. As escamas não devem estar muito secas e devem ter uma cor brilhante. A pele do peixe também deve ter uma camada fina de um muco transparente.

Faça uma boa pesca.
Muitas áreas de pesca estão vazias porque todos os anos há milhões de peixes a serem pescados, em demasia, dessas águas. Criações piscícolas ajudam a preservar as espécies, mas certifique-se que não são de companhias de aquacultura que produzem em massa. Por enquanto, um selo de qualidade ou um selo de aprovação orgânica é, pelo menos, uma garantia de práticas de pesca sustentáveis. De preferência, confira com organizações ambientais quais as espécies de peixe que estão em perigo de extinção e quais podem ser desfrutadas de uma maneira amiga do ambiente.

Congelado? Solucionado.
Para muitas pessoas, o peixe congelado é uma boa alternativa ao peixe fresco. Considerando que o peixe fresco é regularmente transportado por via área, é habitual que o peixe congelado seja congelado assim que é pescado. Esta congelação rápida assegura tanto a qualidade, como a preservação dos valores nutricionais do peixe. E não se esqueça, o peixe congelado também pode ser lentamente descongelado no frigorífico. Enquanto o peixe descongela, a sua frescura é adicionada ao seu frigorífico, permitindo que poupe ainda mais energia.